Dr. Saulo Velasco

Psicólogo - Analista do Comportamento
Coordenador do curso "Formação em Análise do Comportamento Aplicada à Educação"

Saulo Velasco é um psicólogo fascinado por ensinar pessoas a aprender e a ensinar. Há mais de 10 anos, ensina competências acadêmicas e habilidades de estudo a pessoas de todos os níveis de escolaridade; presta consultorias para escolas de Educação Básica, aprimorando a formação de professores e coordenadores pedagógicos; ministra palestras, cursos e oficinas, em todo o Brasil, sobre temas relacionados a Análise do Comportamento e Educação. Desde 2018, é um dos diretores fundadores da Lupa – Educação Ampliada, uma organização que busca ampliar formas de ensino e aprendizagem. Sua atuação profissional é pautada em uma formação acadêmico-científica sólida. Durante o seu mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Instituto de Psicologia da USP, pesquisou processos relacionados a aquisição de linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico e resolução de problemas. No Instituto Par, coordena o curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudos e é professor e orientador nos cursos de Qualificação Avançada, Especialização e Mestrado Profissional.

Docente do Curso:

  • Formação em Análise do Comportamento Aplicada à Educação

Publicações

Cooperation and Metacontingency in Pigeons

VELASCO, S. M.; BENVENUTI, MARCELO FROTA LOBATO ; SAMPAIO, ANGELO A. S.
PSYCHOLOGICAL RECORD, v. online, p. 1-9, 2017.

Assessing Symmetry by Comparing the Acquisition of Symmetric and Nonsymmetric Conditional Relations in a Capuchin Monkey

SOARES FILHO, PAULO S. D. ; SILVA, ÁLVARO J. M. ; VELASCO, S. M. ; BARROS, ROMARIZ S . INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGICAL RESEARCH, v. 9, p. 30-39, 2016.

Assessing Derived Conditional Relations Under Reinforcement Conditions.

SOARES FILHO, PAULO S. D. ; SILVA, ÁLVARO J.; VELASCO, SAULO MISSIAGGIA; TOMANARI, GERSON YUKIO . PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 64, p. 551-558, 2014.
Citações:2|2

Behavior and illusions: a model to study superstition in a participant replacement experiment.

BENVENUTI, MARCELO FROTA LOBATO ; DE TOLEDO, THAIS FERRO NOGARA ; VELASCO, SAULO MISSIAGGIA ; DUARTE, FLAVIA MENESES .
Psicologia-Reflexao e Critica, v. 31, p. 17, 2018.