ATENÇÃO: Valores diferenciados para alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado, especialização, qualificação, formação, aprimoramento. Fale com nossa secretaria antes de se inscrever. 

Curso online

Behaviorismo Radical: a importância da filosofia para terapeutas em casos de TEA

 
INFORMAÇÕES

 

Carga horária:   6 horas

Publico Alvo

Estudantes e profissionais de saúde e educação.

Nível do curso – Intermediário

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Análise do Comportamento Aplicada tem como bases filosóficas o Behaviorismo Radical. O principal objetivo desse curso é resgatar o estudo e a importância das bases filosóficas que fundamentam a prática do analista do comportamento aplicado por meio da apresentação conceitual dos pressupostos filosóficos do Behaviorismo Radical bem como destacar sua importância nas decisões clínicas tomadas pelo analista do comportamento aplicado na condução de intervenções voltadas a pessoas diagnosticadas com autismo.

Conteúdo programático:
- Apresentação dos pressupostos filosóficos do Behaviorismo Radical;
- Apresentação da importância e implicações para prática orientada pelo Behaviorismo Radical;
- Exposição de tomada de decisão orientada pela filosofia do Behaviorismo Radical;

 

Bibliografia:

Carrara, K. (2005). Behaviorismo Radical: Crítica e metacrítica, 2ª. Edição. São Paulo: Editora Unesp.
Holland, J. G. (1978). Behaviorism: Part of problem or part of the solution? Journal of Applied Behavior Analysis, 11, 163-174.
Skinner, B. F. (1969). Contingencies of reinforcement: A theoretical analysis. New York: Appleton-Century-Crofts.
Skinner, B. F. (1974). About behaviorism. New York: Appleton-Century-Crofts.

CORPO DOCENTE

Cláudia Stefânia Figueiredo Neves Coimbra (CRP 06/86396)


 Psicóloga clínica, professora, supervisora, orientadora e coordenadora de pós-graduação (Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015).

Anna Beatriz Queiroz (CRP 06/93698)


Doutorado e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015 e 2007), Especialização em Análise do Comportamento e a Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Paranaense (2005) e Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Formação em: Desenvolvimento de Games para Ead (2017) e Gestão de Equipes e Projetos de E-Learning (2016), pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, bem como Teoria e Prática do Design Instrucional, pela Livre Docência Tecnologia Educacional (2015). Docente do curso de pós-graduação: Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Desenvolvimento Atípico pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem mais de 15 anos de experiência na área de Psicologia (com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada e Análise Experimental do Comportamento) e também tem experiência em Design Instrucional, Gestão de Projetos e Educação à Distância. Atuação principal: análise do comportamento aplicada ao autismo, acompanhamento terapêutico, psicoterapia comportamental, estudo de grupos, desenvolvimento de currículo, gestão do conhecimento, gestão de projetos bem como design de currículos e cursos.

CALENDÁRIO

Data/Horário:

19 de setembro – sábado Manhã (9h - 12h) e Tarde (14h - 17h)

INVESTIMENTO

R$ 150,00

O link para liberação do acesso será encaminhado por email na data do evento

 

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.