IMPORTANTE: A MATRÍCULA ESTÁ CONDICIONADA A APROVAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo do primeiro lote de vagas vai ocorrer do dia 30/10 até o dia 30/11
 
INFORMAÇÕES GERAIS
Inicio: 07/02/2020
Duração 

2 Anos (quatro semestres)

 

Periodicidade

Quinzenalmente (***) às SEXTAS e SÁBADOS 

 

Horário:   

 

Módulo Básico - 1º Semestre

Sextas-feiras – das 16:45h às 22:00h

Sábados – das 09:00h às 16:30h
 
Módulos Avançados - 2º, 3º e 4o semestres
Sextas-feiras – das 16:45h às 22:00h

Sábados – das 08:00h às 16:30h

 

Local: Rua Wanderley, 611 - Perdizes, São Paulo, SP

Realizador: Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento

Telefone: (11) 3672-0194

(*) A realização do curso está sujeita ao número mínimo de inscrições

(**) A participação no curso está condicionada a aprovação no PROCESSO SELETIVO (clique aqui)

(***) A depender de feriados e das datas dos principais eventos científicos da Análise do Comportamento do Brasil, a periodicidade quinzenal pode ser alterada, conforme previsto no cronograma de forma antecipada.

​​Público-alvo 

Profissionais da área da Saúde (Psicólogos, Fonoaudiólogos, Médicos Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros (com graduação), Nutricionista, Assistente Social e Graduados em Saúde Pública) ou da Educação (Pedagogos, Professores licenciados, Profissionais de Educação Física com bacharelado e/ou licenciatura, Graduados em Psicopedagogia em Faculdade reconhecida pelo MEC). Também são alvos os alunos do último ano da Graduação em algum dos cursos supramencionados. A apresentação do comprovante de conclusão de curso (ou matrícula no último ano) é condição para a matrícula.

 

Duração

Carga horária total: 502 (aulas teóricas e prática supervisionada) 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecimento público quanto ao Credenciamento dos cursos de Especialização do Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento pelo Conselho Federal de Psicologia.

 

O Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento oferece, desde o ano de 2005, cursos de especialização nos moldes das exigências do Conselho Federal de Psicologia para o credenciamento de cursos de Especialização.

 

Desde o mês de julho de 2014, o credenciamento de cursos de Especialização pelos Conselhos Profissionais está suspenso em todo o país, devido a uma determinação do Ministério Público. O MEC propôs um marco regulatório, que previa diversas mudanças nos cursos de Especialização e deveria ser implementado no início de 2015. Até o momento, 2o semestre de 2019, o Marco Regulatório ainda não foi publicado em definitivo. Portanto, o novo processo para cadastramento e credenciamento dos cursos via Ministério da Educação ainda não foi liberado.

 

Visando atender à demanda de muitos alunos que procuram a instituição para aprimorar suas formações em Análise do Comportamento e que também pleiteiam um título de Especialista, no 1o semestre de 2017, o Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento estabeleceu uma parceria com a Faculdade FACESF, por meio do núcleo de pós-graduação GRUPO CEFFAP - Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional. Com essa parceria, o curso do Paradigma, anteriormente denominado de Qualificação Avançada, adquiriu o status de Especialização, uma vez que a FACESF é o responsável legal pela certificação do curso aos alunos aprovados em todas as atividades requeridas para concluir a Especialização. A denominação do curso passou a ser Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e desenvolvimento atípico. Enquanto a parceria com a FACESF estiver em vigor, o aluno que responder a todos os critérios para conclusão do curso receberá o Título de Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e desenvolvimento atípico.

 

Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento

 
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso visa proporcionar um conhecimento aprofundado da filosofia, teoria e técnicas da Análise do Comportamento Aplicada implementadas no contexto de intervenções baseadas em ABA (Applied Behavior Analysis) para indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desenvolvimento atípico.

 

Embora o curso forneça informações sobre recursos disponíveis na literatura para intervenções que atendam às demandas de adolescentes, jovens e adultos com TEA e desenvolvimento atípico, a ênfase se dará às estratégias e técnicas de aplicação comumente utilizados em intervenções principalmente para crianças. 

 

O curso possui um corpo docente de altíssimo nível, representado por professores, supervisores e orientadores formados em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) com produção científica e expressiva atuação na área. Professores especialistas convidados com vasto conhecimento e know how em suas áreas de atuação também participam periodicamente do curso.

 

A grade de disciplinas do curso é coesa, concisa e procura apresentar de forma gradativa os conteúdos programados, desenvolvendo as habilidades necessárias para uma aplicação sólida e consistente. São propostas atividades supervisionadas de atendimento com o objetivo de colocar em prática direta os conteúdos das disciplinas teóricas e propiciar reflexões e questionamentos a serem tratados em sala de aula. Nesse sentido, o programa do curso prevê uma formação na qual a ampla participação do aluno e o equilíbrio entre teoria e prática são a tônica principal.

 

O conteúdo programático do curso está organizado em quatro módulos semestrais, compreende 18 disciplinas que aprofundam o conhecimento filosófico, conceitual, metodológico e tecnológico da Análise do Comportamento Aplicada ao contexto de intervenções para pessoas com TEA e desenvolvimento atípico, além do atendimento supervisionado e da orientação de monografia. O curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e desenvolvimento atípico é composto de um total de 502 horas, distribuídas em: 


    I - Uma atividade de atendimento supervisionado cuja carga horária total é de 162 horas, assim compostas: 90 horas de supervisão (30 horas por módulo, nos três módulos avançados do curso); e no mínimo 72 horas de aplicação sem a presença do Supervisor.


    II - Elaboração de uma monografia que será orientada por um dos professores do curso; 


    III – Quatro módulos teóricos e atividades de pesquisa, compostos por dezenove disciplinas, que perfazem um total de 340 horas, distribuídas conforme segue:

 

Disciplinas do Módulo Básico (1o semestre do curso)   

    - Conceitos Básicos de ABA (30hs) 

    - Avaliação Comportamental (30hs) 

    - Técnicas e Estratégias Básicas de ABA (25hs)

    - Características e Estruturas Básicas do Ensino (20hs)

 

Disciplinas dos Módulos Avançados (2o, 3o e 4o semestres do curso)    

- Comportamento Verbal: o desenvolvimento da comunicação (40h) 

- Estudo do Desenvolvimento na Perspectiva Analítico-Comportamental (12,5h)

- Currículo - Análise e Planejamento (25hs)

- Intervenção em repertório comportamental complexo (40h)

- Questões relacionadas ao contexto escolar (20hs)

- Monitoramento do Programa de Ensino: objetivos, Registros e Medidas (20hs)

- Características Diagnósticas e Intervenções não Analítico Comportamentais baseadas em evidências (12,5hs)

- ABA: ética e conduta profissional do prestador de serviços em equipe multidisciplinar (20hs)

- Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia I (15h) 

- Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia II (15h) 

- Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia III (15h)

- Supervisão I (30h)

- Supervisão II (30h) 

- Supervisão III (30h) 

 

(*) Ao final de todo semestre a Coordenação e o Corpo Docente do curso reavaliam a grade curricular visando o aprimoramento do conteúdo e das estratégias de ensino. Sendo assim, é possível que ocorram alterações periódicas nas disciplinas ofertadas (título, carga horária, conteúdo, etc.). Os alunos matriculados são informados no início de cada semestre sobre eventuais modificações.

 

Observações: 

     - A literatura do curso é composta por muitos textos em inglês. É essencial que o aluno possua habilidades de leitura de textos em inglês em nível AVANÇADO. Não há necessidade de habilidades de conversação ou compreensão auditiva da língua inglesa, pois não há previsão das aulas serem ministradas em inglês.

     - As exigências do curso demandarão do aluno horas de dedicação e estudo para além da carga horária de aulas teóricas, atendimento e supervisão.

 

 

Sobre o Atendimento Supervisionado

 

O atendimento baseado em ABA para crianças com TEA deve ser individualizado, sistemático e, na grande maioria das vezes, intensivo (de forma que responda às principais demandas do indivíduo e do núcleo familiar que está em atendimento). No geral, estes componentes viabilizam o alcance dos objetivos inicialmente estabelecidos para o desenvolvimento e refinamento do repertório comportamental do cliente. A intensidade da intervenção envolve tanto a oferta de horas de intervenção apresentadas diretamente pelo profissional, quanto a estimulação que passa a ser fornecida, sob orientação, pelos familiares e outros agentes de ensino que convivem com o indivíduo com TEA. A eficácia da intervenção pode ser alcançada a partir do planejamento e implementação sistemática, de técnicas e procedimentos de ensino definidos pelo especializando em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e desenvolvimento atípico, sempre em conjunto com o seu Supervisor e/ou com a equipe interdisciplinar. Além disso, a conduta profissional do aluno, bem como a de qualquer prestador de serviços deve estar em consonância, em primeiro lugar, com as recomendações dos órgãos regulamentadores das suas respectivas profissões, com as diretrizes apontadas pela literatura científica e filosófica que embasam a Analise do Comportamento Aplicada e com princípios basilares dos direitos humanos universais.  

 

A partir do segundo semestre, o aluno realizará a atividade de atendimento supervisionado. Este, poderá ser realizado nas dependências do Paradigma ou na residência do cliente, por meio do atendimento de caso triado pela própria instituição. A carga horária do atendimento para cada criança atendida deve ser de no mínimo 10hs semanais e pode ser compartilhada com outros colegas para que se ofereça o máximo de horas de intervenção possível ao cliente. Para tanto, a depender da quantidade de alunos que atenderão a mesma criança cada aluno deverá disponibilizar, no mínimo, entre 2,5hs e 4 horas semanais de atendimento direto ao cliente (que podem ser realizadas no mesmo dia ou em dias separados), dependendo da necessidade do caso e da indicação do Supervisor.

 

Caso o aluno opte por atender a um caso particular, ou necessite atender sozinho por alguma questão (por exemplo, disponibilidade de horário) será necessário que disponibilize, em média, 6 horas de atendimento por semana (não necessariamente incluindo orientação de pais), dependendo, igualmente, da necessidade do caso e da indicação do Supervisor (podendo chegar a 10hs semanais). Além disso, pode ser necessário que o aluno, a partir do direcionamento do supervisor) oriente outros agentes de ensino (pais, cuidadores, mediadores escolares, etc.) para garantir a intensidade necessária que o caso requerer. Em situações nas quais o Supervisor avaliar que o caso precisa de uma carga horária de atendimento maior do que o oferecido inicialmente pelo aluno, será necessário que o Estágio prático seja realizado com outra criança.

 

É essencial que os alunos tenham disponibilidade de tempo para realizarem os atendimentos, uma vez que é preciso que seus horários sejam compatíveis aos do cliente, aos da clínica escola e, principalmente, adequados à rotina do indivíduo atendido. Desta forma, ajustes na agenda do profissional costumam ser necessários.

 

Os atendimentos supervisionados a serem realizados na clínica escola do Paradigma poderão ocorrer, a depender da disponibilidade de salas, de segunda a quinta-feira nos seguintes horários:

8:00 - 10:30

10:30 - 13:00

13:00 - 15:30

15:30 - 18:00

18:00 - 20:30

 

Para alunos que ainda não atuam profissionalmente com a população alvo, será oferecida a oportunidade de atendimento supervisionado. Aqueles que já atuam na área, encontram no curso a oportunidade de receber supervisão a partir do relato de um dos casos atendidos em seu próprio consultório ou na clínica escola da instituição (desde que o cliente esteja dentro de perfil que faz parte do escopo da supervisão).

 
CORPO DOCENTE

Coordenação:

Dra. Claudia Stefânia Figueiredo Neves Coimbra (CRP 06/86396)

Dra Anna Beatriz Muller Queiroz - (CRP 06/93698)

Dra. Cássia Leal da Hora (CRP: 06/87228)

Corpo docente:

 

Psicólogos:

 

Andrea de Carvalho Pinto Ribela Naito – (CRP 06/98133)

Anna Beatriz Muller Queiroz - (CRP 06/93698)

Cássia Leal da Hora - (CRP 06/87228)

Claudia Stefânia Figueiredo Neves Coimbra (CRP 06/86396) 

Deborah Paz de Almeida CRP: 06/123199

Giovana Cecília Santoro Frota Pagano Andreozzi (CRP: 06/122879)

Laura Muniz Rocha (CRP 06/103104) 

Natalia de Mesquita Matheus (CRP 06/89536) 

Maraíze Aparecida Zorlon Dias Hernandes CRP: 06/93478

Mayra Fernanda Ferreira Seraceni (CRP 06/110725)

Saulo Missiaggia Velasco (CRP 06/87867) 

Rodolfo Ribeiro Dib (CRP: 06/99138)

Thalita Lima Possmoser (CRP: 06/131704) 

Victoria Boni Albertazzi (CRP 06/102599)

 

Supervisores: 

Andrea Ribela (CRP 06/98133)

Anna Beatriz Muller Queiroz - (CRP 06/93698)

Caroline Leonor da Silva – CRP 06/119781

Claudia Stefânia Figueiredo Neves Coimbra (CRP 06/86396)

Cássia Leal da Hora (CRP 06/87228

Deborah Paz de Almeida CRP: 06/123199

Giovana Cecília Santoro Frota Pagano Andreozzi (CRP: 06/122879)

Laura Rocha (CRP 06/103104) 

Maraíze Aparecida Zorlon Dias Hernandes CRP: 06/93478

Mayra Fernanda Ferreira Seraceni (CRP 06/110725)

Rodolfo Ribeiro Dib (CRP: 06/99138)

Thalita Lima Possmoser (CRP: 06/131704) 

 

Co-Supervisores

Ana Lucia Pereira CRP: 06/127305

Maricy Shiokawa Gomes CRP: 06/114427

Nathalia Albano Fujioka CRP: 06/129861

 

Monitores

Stéfanie Aparecida Azevedo Malta CRP: 06/130432 

Tiago Roberto Florêncio CRP: 06/99446

Lívia Fernandes Bomfim CRP: 06133549

Priscilla Terumi Moraes CRP: 06136276

Ellen Maria Rodrigues de Aguiar CRP: 06136718

Paula Varesi Alegrini CRP: 06127266

Maria Helena do Carmo Gomes Lima CRP: 06/125216

CALENDÁRIO

1º. Semestre 2020

  • 7 e 8 de Fevereiro

  • 28 e 29 de Fevereiro

  • 13 e 14 de Março

  • 27 e 28 de Março

  • 3 e 4 de Abril

  • 24 e 25 de Abril

  • 8 e 9 de Maio

  • 22 e 23 de Maio

  • 5 e 6 de Junho

  • 19 e 20 de Junho

INVESTIMENTO

MatrÍ­cula - R$ 1.197,00
e
23 parcelas R$  1.197,00 - parcela com desconto para vencimento no dia 15 de cada mês a partir de fevereiro
ou
23 parcelas R$  1.496,25 - parcela sem desconto para vencimento no dia 25 de cada mês a partir de fevereiro

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.