INFORMAÇÕES

Carga horária:   30 horas

Publico Alvo

Estudantes e profissionais da área da saúde

Nível do curso – Introdutório

Local: Rua Wanderley, 611 - Perdizes, São Paulo, SP

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

Telefone: (11) 3672-0194

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

O curso tem como objetivo apresentar os principais conceitos descritos pela Análise do Comportamento e oferecer subsídios para a compreensão tanto do fenômeno comportamental quanto das estratégias desenvolvidas pela Análise do Comportamento Aplicada. Os conceitos serão apresentados em forma de aula expositiva interativa, construindo uma interface entre teoria e aplicação por meio da discussão de exemplos e vídeos ilustrativos dos processos teóricos discutidos.

É importante ressaltar que não se trata de um curso com objetivo ensinar diretamente como implementar as estratégias e procedimentos de ensino do indivíduo diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Ao final do curso, o aluno terá conhecido os principais subsídios teóricos que embasam tais procedimentos e desenvolvido uma análise crítica conceitual que pode favorecer a efetividade da sua aplicação.

Após a apresentação de cada conceito, serão feitas atividades avaliativas, sendo necessário que o aluno tenha aproveitamento de ao menos 70% das atividades para o recebimento do certificado.

BIBLIOGRAFIA

  • Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognição . São Paulo: Martins Fontes.

  • Moreira, M. B., Medeiros, C. A. (2007) Princípios básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed;

  • Sidman, M. (1995). Coerção e suas implicações. Campinas: Editorial Psy.

  • Sério et al. (2004). Controle de Estímulos e Comportamento Operante: Uma (nova) introdução. São Paulo: Educ.

  • Skinner, B. F. (1953). Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.

CORPO DOCENTE

 

Profa Dra. Cássia Leal da Hora - CRP 06/87228

Analista do Comportamento e Psicóloga. Mestre em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela USP-SP. Doutora em Psicologia Experimental na PUC-SP. Tem se dedicado a pesquisar e intervir com crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento atípico, coordenando equipes de intervenção baseadas em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

No Centro Paradigma é Coordenadora, Professora e Supervisora do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e desenvolvimento atípico. Também é docente permanente do Mestrado Profissional e professora convidada do curso de Aprimoramento em Orientação Parental.

 

Profa. Ma. Victoria Albertazzi - CRP 06/102599

Psicóloga formada pela PUC/SP com mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição, na qual foi bolsista CNPq e atuou como monitora de disciplinas dos níveis de graduação e mestrado. Tem 7 anos de experiência em atendimento individual e coordenação de equipes de atendimento para pessoas com distúrbios do desenvolvimento, tanto em âmbito institucional como particular.

 

Profa. Ma. Deborah Paz de Almeida - CRP 06/123199

Psicóloga e Analista do Comportamento formada pela PUC - SP e mestre em Psicologia Experimental: Analise do Comportamento pela mesma instituição (bolsa CAPES). Realiza atendimentos no consultório e extra consultório a crianças (com desenvolvimento típico e atípico), adolescentes e adultos. Como docente atua como professora de psicologia no curso de graduação da Anhembi Morumbi e como professora de conceitos básicos no curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e desenvolvimento atípico no Centro Paradigma. Nesta instituição é co-supervirsora de estagio desde 2017.

CALENDÁRIO

Dia 20/01 das 9h às 12 e das 13h às 16h

Dia 21/01 das 9h às 12 e das 13h às 16h

Dia 22/01 das 9h às 12 e das 13h às 16h

Dia 23/01 das 9h às 12 e das 13h às 16h

Dia 24/01 das 9h às 12 e das 13h às 16h

 
INVESTIMENTO

R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais)​

 

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.