INFORMAÇÕES

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é modelo unificado, baseado em processos, que congrega dois objetivos principais: o alívio do sofrimento humano e a promoção de mudança comportamental. Criada por analistas do comportamento e progressivamente influenciada por uma visão comportamental de linguagem (a Teoria das Molduras Relacionais ou RFT), a ACT é um dos principais modelos contemporâneos em psicoterapia. Atualmente, a ACT conta com cerca de 300 ensaios clínicos randomizados e mais de 2000 estudos relacionados, realizados em diversos países.

 

O objetivo do curso é introduzir o modelo da ACT (bem como componentes da RFT) em seus diferentes aspectos (aceitação, desfusão, eu-contextual, momento presente, valores, e ação comprometida), congregando teoria, pesquisa e prática.

 

 

Coordenação

 

William F. Perez

Roberta Kovac

Professor convidado: a definir

 

Objetivos

 

Capacitar profissionais da área clínica para atuar segundo o modelo e as técnicas da ACT (Acceptance and Commitment Therapy)

PÚBLICO-ALVO

Profissionais formados em psicologia ou psiquiatria. É recomendado que o aluno tenha cursado disciplinas ou cursos sobre conceitos básicos de análise do comportamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estrutura do curso

 

Duração: de março à novembro de 2020

Carga horária: 64 horas, divididas em oito aulas de 8h cada (sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h).

 

Módulos teóricos e práticos

 

Aula 1: História da ACT, e introdução à RFT; RFT e o sofrimento

Aula 2: RFT e sofrimento psicológico; Esquiva experiencial;

Aula 3: Análise Funcional do sofrimento psicológico: desesperança criativa

Aula 4: Desfusão e Aceitação

Aula 5: Self-como-contexto e momento presente

Aula 6: Ação Comprometida e Valores

Aula 7: Formulação de casos clínicos e prática orientada

Aula 8: Formulação de casos clínicos e prática orientada

CORPO DOCENTE

Coordenação

William F. Perez

Roberta Kovac

Dra. Roberta Kovac (CRP 06/52287-7) 

Psicóloga (PUC-SP), Mestre (PUC-SP) e Doutora (USP) em Psicologia Clínica. Realizou treinamentos com os criadores e desenvolvedores da ACT (Steven Hayes, Kelly Wilson, Kirk Strosahl, Carmen Luciano, Robin Walser, Yvonne Barnes-Holmes, Niklas Törneke etc.). Desenvolve trabalhos sobre comportamento verbal, RFT e a prática clínica.  É co-autora de artigos internacionais e nacionais sobre os temas. Coordena juntamente com William Perez o laboratório de pesquisa sobre RFT e ACT no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde é também coordenadora acadêmica, professora e supervisora.

 

Dr. William Ferreira Perez (CRP 06/111627)

Psicólogo (UFSCar), Mestre (USP) e Doutor (USP / Sandw. University of North Texas) em Psicologia. Realizou treinamento com vários dos criadores e desenvolvedores da ACT (Steven Hayes, Kirk Strosahl, Carmen Luciano, Yvonne Barnes-Holmes etc.). Há 10 anos, desenvolve pesquisas sobre RFT, recentemente em colaboração com alguns de seus criadores (Dermot Barnes-Holmes). Coordena o laboratório de pesquisa sobre ACT e RFT no Paradigma. É autor de diversos artigos, nacionais e internacionais sobre o tema.

CALENDÁRIO

Encontros mensais, aos sábados (das 8h às 12h e das 14h às 18h).

Datas

21 de março

18 de abril

16 de maio

27 de junho

22 de agosto

19 de setembro

17 de outubro

14 de novembro​

INVESTIMENTO

 

Matricula R$ 780,00

+ 8 parcelas de R$ 780,00 para pagamento dia 10 a partir de abril

(Vagas Limitadas)

 

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da primeira parcela.