Workshop Internacional 

Como fazer análise funcional orientada pela RFT no trabalho clínico

Niklas Törneke

 

Data/horário:   21/09/2019 - Das 09:30 às 12:30h e das 14:00 às 19:00h

Carga horária:   8 horas

Publico Alvo - psicólogos, psiquiatras e estudantes destas áreas

 

Nível do curso iniciante/intermediário

Local: 

QUALITY SUITES OSCAR FREIRE

Rua da Consolação, 3555 - Sala Londres

São Paulo – SP – CEP: 01416-001

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

Telefone: (11) 3672-0194

PROGRAMAÇÃO

Desde os dias de Skinner, conduzir uma análise funcional tem sido o centro da análise do comportamento. Mesmo hoje, modelos de terapias comportamentais, como a terapia de aceitação e compromisso (ACT), a terapia comportamental dialética (DBT), psicoterapia analítica funcional (FAP) e ativação comportamental (BA), compartilham essa abordagem e propõem a análise funcional como ferramenta de intervenção. O terapeuta, trabalhando em conjunto com o cliente, analisa a relação entre o comportamento do cliente e os fatores contextuais (antecedentes e conseqüências) que influenciam esse comportamento. Tradicionalmente, o entendimento teórico da análise funcional tem sido baseado em pesquisas com outros animais que não humanos. No entanto, com a chegada de uma análise comportamental moderna da linguagem humana, a teoria das molduras relacionais (RFT), essa situação mudou. Agora entendemos como os chamados “eventos privados” (sentimentos, pensamentos, lembranças) influenciam o comportamento humano como um todo.

 

Este workshop mostrará como uma compreensão da linguagem humana, apresentada pela RFT pode ajudar o clínico na tarefa de fazer uma análise funcional, em conjunto com o cliente, de tal forma que seja útil para uma mudança efetiva. O workshop terá um enfoque teórico e prático. Qualquer terapeuta com uma compreensão básica dos princípios comportamentais se beneficiará da participação no curso, independentemente do modelo específico de psicoterapia que normalmente usam.

Niklas Törneke, MD, é um psiquiatra e psicoterapeuta sueco. Além de clínico que trabalha em consultório particular, Törneke também contribuiu para a compreensão teórica da aplicação de princípios comportamentais à psicoterapia, escrevendo vários livros sobre esse assunto, entre eles: O ABC do comportamento humano: Princípios comportamentais para o clínico (com Jonas Ramnerö); Aprendendo RFT: Uma introdução à teoria das molduras relacionais e sua aplicação clínica. Seu mais recente livro, Metáfora na prática: Guia de um profissional para usar a ciência da linguagem em psicoterapia, aborda o uso das metáforas na prática clínica, também tendo a RFT como abordagem teórica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INVESTIMENTO:

R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais)

Vagas Limitadas