INFORMAÇÕES

 

Data/horário

 

Dia 18/05 – segunda-feira das 20:30 às 22h (aula inaugural gratuita)

Dia 25/05 – segunda-feira das 19 às 22:00h

Dia 01/06 – segunda-feira das 19 às 22:00h

 

Carga horária:  7,5h

 

Publico Alvo:

Profissionais da área da saúde, gestantes, pais, rede de apoio de gestantes e puérperas

 

Nível do curso – Intermediário

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Nesse curso apresentaremos um panorama atualizado da Saúde Mental Perinatal - da gestação até 1 ano de vida do bebê - e da atuação da psicologia neste âmbito. Caracterizaremos os quadros de blues puerperal, psicose puerperal, depressão perinatal e ansiedade perinatal, assim como os respectivos critérios de encaminhamento e alguns tratamentos específicos.

Abordaremos as experiências típicas da gestação, parto e puerpério a partir de evidências científicas da área. Estabeleceremos, ainda, relações com o modelo de seleção por consequências da Análise do Comportamento e possibilidades de atuação prática no

atendimento clínico e orientação parental ao longo de todas as aulas.

Na aulla inaugural serão abordados os seguintes temas:

 

AULA 1 –  Saúde Mental Perinatal (1h30)

Apresentação do curso.

Caracterização da Saúde Mental Perinatal e dos quadros psiquiátricos típicos desse período.

 

Abaixo programa completo do curso:

AULA 2 – Gestação e Parto (3h)

Descrição das experiências típicas do período gestacional e de parto e relações com o modelo de seleção por consequências.

Discussão da vivência de parto como experiência cultural, considerando a Medicina Baseada em Evidências em Obstetrícia.

AULA 3 – Puerpério e Depressão Perinatal (3h)

Descrição das experiências típicas do puerpério, relações com o modelo de seleção por

consequências e fatores ambientais atrelados à precipitação de quadros de depressão na

Análise do Comportamento."

 

"Bibliografia

"Kanter, J. W., Cautilli, J. D., Busch A. M., & Baruch, D. E. (2011). Toward a comprehensive functional analysis of depressive behavior: Five environmental factors and a possible sixth and seventh. International Journal of Behavioral Consultation and Therapy, Vol 7(1), 5-14.

Macedo, A. F., & Pereira, A. T. (2014) Saúde mental perinatal: maternidade nem sempre rima com felicidade. Lisboa: Lidel."

 
 
CORPO DOCENTE

Carolina Kracker:  Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição e possui formação avançada em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extra-Consultório pelo Centro Paradigma.

Atualmente é responsável pelo serviço de atendimento em psicologia comportamental da Clínica Diálogo e Compreensão, é terapeuta comportamental, orientadora familiar e supervisora de casos de desenvolvimento atípico. Foi docente e supervisora do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento do Centro Paradigma. Atualmente é docente do Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada - ABA da Nepneuro. Realizou o Curso de Capacitação em Amamentação da Lumos Cultural e é participante do grupo de estudos Análise do Comportamento e Perinatalidade, atuando também como consultora de aleitamento materno.

 

Carolina Neves da Rocha (CRP 06/128624): Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Psicologia (UFSCar) e especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.

Consultora em Aleitamento Materno. Atualmente, atende em consultório particular em São Carlos/SP com enfoque em Psicologia Perinatal, individualmente e em grupos, e participa do grupo de estudos em Perinatalidade e Análise do Comportamento.

 

Júlia Weiss (CRP 06/140466): Psicóloga formada pela PUC-SP, especialista em Clínica Analítico- Comportamental pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e aprimoramento em Clínica Infantil, Adolescente e Orientação de Pais também pelo Paradigma. Doula formada pelo GAMA. Atualmente, atende em consultório particular em São Paulo com enfoque em clínica adolescente e adulto, atendimento psicológico para gestantes e puérperas e orientação parental. Trabalha também como doula, acompanhando gestantes durante a gestação, parto e puerpério. Participa do grupo de estudos em Perinatalidade e Análise do Comportamento."

 
CALENDÁRIO

Data/horário

Dia 18/05 – segunda-feira das 20:30 às 22h (aula inaugural gratuita)

Dia 25/05 – segunda-feira das 19 às 22:00h

Dia 01/06 – segunda-feira das 19 às 22:00h

INVESTIMENTO

R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

O link para liberação do acesso será enviado por email nas datas dos eventos

IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.