ATENÇÃO: Valores diferenciados para alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado, especialização, qualificação, formação, aprimoramento. Fale com nossa secretaria antes de se inscrever. 

Curso online

Questões éticas e sociais na clínica analítico comportamental

 
 
 
INFORMAÇÕES

 

Data/horário:  07/11/2020 -  das 14:00 às 19:00h

 

Carga horária:   5h

 

Publico Alvo: Estudantes e profissionais de psicologia.

 

Nível do curso – Intermediário

 

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I- Princípios Fundamentais da atuação em Psicologia; 

II- Comportamentalismo: parte do problema ou parte da solução?

III- Analisando funcionalmente a sociedade;

IV- Contingências sociais e atribuições da clínica;

V- Reflexões éticas e práticas sobre a atuação clínica;

VI- Terapia: agência de controle ou contracontrole?

VI- Praticando: exercícios teórico-práticos

BIBLIOGRAFIA

 

Carrarra, K. (2002). Retomando a pergunta de Holland: ""Servirão os princípios comportamentais para os Revolucionários? "" Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: Esetec.

 

Holland, J. (1978). Comportamentalismo : Parte do problema ou parte da solução? Análise Psicológica, 2, 317–326.

 

Guilhardi,  H.  J.  (2005). Aspectos  éticos  e  técnicosda prática psicoterápica: A visão comportamental.  In  H.  J.  Guilhardi,  &  N.  C. Aguirre    (Orgs.), Sobre    comportamento    e cognição: Expondo a variabilidade (V. 16, pp. 20-37). Santo André: Esetec.

 

Vandenberghe, L. (2005). Uma ética behaviorista radical para a terapia comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 7, 55-66.

CORPO DOCENTE

Melina Vaz - CRP6-156427  Professora, bióloga e psicóloga.

Mestra e doutora em Ciências (Psicobiologia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências Letras de Ribeirão Preto- USP, Atualmente é professora do curso de Psicologia da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Tem experiência profissional na área de Educação como professora da Educação Básica e Ensino Superior, e Saúde (Psicologia Clínica). Possui experiência de pesquisa na área de Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de palavras, comportamento verbal, correspondência verbal/não-verbal, cooperação, honestidade, mentira, comportamento social, e análise do comportamento. Membro-fundadora do Coletivo Maria Emília de mulheres rEvolucionistas. Faz parte do CLiCS - Grupo de Pesquisa em Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico e do INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Interessa-se por metaciência e divulgação científica. Autora e revisora do blog de divulgação científica Boletim Behaviorista. Autora da série ilustrada: Diário de um Doutorado - o Mundo Acadêmico

 

Liane Dahás -  psicóloga clínica e experimental. Atua em consultório particular e no Paradigma como coordenadora, supervisora e professora do curso de “Qualificação Avançada em Clínica Analítico Comportamental” e como professora do curso de “Aprimoramento em Orientação Parental e de Intervenção com crianças e adolescentes”. Doutora e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA) e especialista em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental (CESUPA). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da USP (2013-2018). Atualmente, é coordenadora do DBT-Lab (Centro Paradigma) e cocoordena o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Covid-19 da ABPMC (#JuntosABPMC).

CALENDÁRIO

Data/horário

 07/11/2020 -  das 14:00 às 19:00h

INVESTIMENTO

R$ 125,00

O link para liberação do acesso será enviado por email nas datas dos eventos.

A gravação do curso ficará disponível por 15 dias em nossa plataforma online.

IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.