WhatsApp financeiro (11) 96301-2351
WhatsApp secretaria (11) 96302-8605
Tópicos Avançados: O estudo das emoções como ponte entre a psicologia e as neurociências
Tópicos Avançados
O estudo das emoções como ponte entre a psicologia e as neurociências
Palestrante - Hector Julian Tejada Herrera
Data/horário: 26/10, sábado, das 9h00 às 12h30
Carga horária: 3:30 horas
Local:
Rua Wanderley, 611 - Perdizes
Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento
Telefone: (11) 3672-0194
PROGRAMAÇÃO
O reconhecimento automático das emoções, seja através da análise das expressões faciais ou da análise do conteúdo do discurso, tem ganhado destaque nos últimos anos, com o advento de melhores computadores e novas tecnologias. O processo de reconhecimento geralmente consiste na correta operacionalização do que será medido, no caso das expressões faciais, corresponde, por exemplo, com a configuração do padrão boca, olhos, sobrancelha, nariz e queixo produto de uma determinada expressão; já no caso do reconhecimento da linguagem natural, o padrão a ser operacionalizado corresponde com a identificação da ocorrência de palavras e frases chave dentro do texto. Posteriormente treina-se um algoritmo de classificação, alguns dos quais estão baseados em princípios de aprendizagem para detectar corretamente exemplos de padrões inéditos.
Como em qualquer processo de aprendizagem, o resultado do treinamento dependerá do banco de exemplos usados no momento do treino, e é justo por esse motivo que a tarefa não pode ser considerada como sendo simplesmente um problema computacional, mas sim um problema no qual a psicologia, e outras áreas como a psicolinguística, têm muito a aportar.
Na apresentação serão discutidos aspectos relacionados com os detalhes técnicos por trás desses procedimentos, assim como os desafios que eles trazem e a necessidade e pertinência de diferentes abordagens psicológicas, como a teoria das appraisals, para o satisfatório desenvolvimento desse tipo de tecnologia. Também se discutirão as possíveis aplicações da mesma, no contexto da psicologia clínica, o treinamento cognitivo, a avaliação psicológica e a psicologia da saúde.
Palestrante:
Hector Julian Tejada Herrera
Possui graduação em Psicologia - Universidade Nacional de Colômbia (UNAL) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Membro Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFS (PROCFIS-UFS), e professor convidado da Fundación Universitaria Konrad Lorenz em Bogotá. Tem experiência nas áreas de Neurociência, com ênfase em simulação computacional de estrutura neurais e comportamento animal e humano, assim como estudos experimentais com seres humanos e registro de medidas fisiológicas no contexto do estudo das emoções.
INVESTIMENTO:
R$ 120,00 (cento e vinte reais)