Modalidade: On-line (em decorrência da situação de saúde pública que impõe isolamento social)

Carga horária total:   45 horas

Publico Alvo

Psicólogos, psiquiatras e estudantes destas áreas 

Nível do curso –  Intermediário

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento

Laboratório RFTAC - pesquisa em teoria das molduras relacionais aplicada à clínica

INFORMAÇÕES

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é um modelo terapêutico unificado, baseado em processos, que congrega dois objetivos principais: o alívio do sofrimento humano e a promoção de mudança comportamental.

O objetivo do curso é introduzir o modelo da ACT e os componentes da Teoria das Molduras Relacionais – RFT, buscando o entendimento dos fenômenos comportamentais abordados e o funcionamento e manejo da prática da terapia. O curso congrega teoria, pesquisa e prática.

O aluno deverá ao final do curso:

-  Conhecer a explicação fornecida pela RFT sobre os fenômenos comportamentais abordados e sobre o funcionamento das intervenções.

-  Aprimorar competências e habilidades no manejo da prática clínica da ACT.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Cronograma de aulas e Conteúdo Programático:

 

Módulo 1: Construindo as bases conceituais e filosóficas para sustentar uma prática baseada em estudos empíricos

 

Aula 01- 19/08 - História da ACT e Contextualismo Funcional

 

Aula 02- 26/08 - Introdução a Teoria das Molduras Relacionais - RFT

 

Aula 03- 09/09 – Como a RFT explica: Sofrimento psicológico e Esquiva experiencial

 

Aula 04- 16/09 - Análise funcional do sofrimento psicológico

  

Aula 05- 23/09 - Desfusão - respondendo ao próprio pensamento

 

Aula 06- 30/09 - Aceitação / Valores - respondendo às emoções: novas respostas, novo controle por regras

 

Aula 07- 07/10 - Self - Ampliação do responder relacional ao próprio responder

 

 

 

Módulo 2: Prática: Criando e Treinando as Habilidades do Terapeuta

 

Aula 08- 14/10 - Aula experiencial – Aceitação: Profa Michaele Saban

 

Aula 09- 21/10 - Aula experiência – Desfusão: Profa Monica Valentim

 

Aula 10- 28/10 - Aula experiencial – Valores: Profa. Desiree Cassado

 

Aula 11- 04/11 - Aula experiencial – Mindfulness: Profa. Manuela O'Connel

 

Aula 12- 11/11 - Aula experiencial – Self: Professores Roberta Kovac e William Perez

 

Aula 13- 18/11 - Formulação de caso: o comportamento em processo (entendendo a função didática da divisão por temas das habilidades)

 

 Aula 14- 25/11 – Supervisão pública  

 

Aula 15- 02/12 – Supervisão pública

Bibliografia:

 

Hayes, S. C., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (Eds.) (2001). Relational frame theory: A post-Skinnerian account of human language and cognition. New York: Plenum.

 

Hayes, S. C., Barnes-Holmes, D., & Wilson, K. G. (2012). Contextual Behavioral Science: Creating a science more adequate to the challenge of the human condition. Journal of Contextual Behavioral Science, 1(1-2), 1-16.

 

Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K.G. (2012). Acceptance and commitment therapy: The process and practice of mindful change (2nd ed). New York, NY: The Guilford Press."

CORPO DOCENTE

Coordenação

William F. Perez

Roberta Kovac

Dra. Roberta Kovac (CRP 06/52287-7)

Psicóloga (PUC-SP), Mestre (PUC-SP) e Doutora (USP) em Psicologia Clínica. Realizou treinamentos com os criadores e desenvolvedores da ACT (Steven Hayes, Kelly Wilson, Kirk Strosahl, Carmen Luciano, Robin Walser, Yvonne Barnes-Holmes, Niklas Törneke etc.). Desenvolve trabalhos sobre comportamento verbal, RFT e a prática clínica.  É co-autora de artigos internacionais e nacionais sobre os temas. Coordena juntamente com William Perez o laboratório de pesquisa sobre RFT e ACT no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde é também coordenadora acadêmica, docente, orientadora e supervisora.

 

Dr. William Ferreira Perez (CRP 06/111627)

Psicólogo (UFSCar), Mestre (USP) e Doutor (USP / Sandw. University of North Texas, CAPES/Fulbright) em Psicologia. Realizou treinamento com vários dos criadores e desenvolvedores da ACT (Steven Hayes, Kirk Strosahl, Carmen Luciano, Yvonne Barnes-Holmes etc.). Há 10 anos, desenvolve pesquisas sobre RFT, recentemente em colaboração com alguns de seus criadores (Dermot Barnes-Holmes). Coordena o laboratório de pesquisa sobre ACT e RFT no Paradigma. É autor de diversos artigos, nacionais e internacionais sobre o tema.

Professoras Convidadas:

Desirée da Cruz Cassado (CRP 06/76892)

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Terapia Comportamental e mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Em 2010 Formou-se Máster em Terapias Contextuales pelo Instituto ACT de Madrid na Espanha. E, desde então, participa de congressos e treinamentos com profissionais de referência na àrea. É presidente eleita da ACBS Brasil e dedica-se principalmente a desenvolver e aplicar estratégias para promoção e prevenção em saúde mental e desenvolvimento de habilidades emocionais. Atua como psicoterapeuta e ministra cursos para The School of Life e programas de pós-graduação no Brasil.

 

Michaele Terena Saban-Bernauer  (CRP 06/93611)

Psicóloga, supervisora, autora e professora da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Mestre em Psicologia Experimental e especialista em Análise do Comportamento, possui diversos treinamentos com os principais autores da ACT e da Terapia Analítico Funcional (FAP), como com o Steven Hayes, Kelly Wilson, Kirk Strosalh, Robyn Walser, Dermot Barnes-Holmes, Robert Kohlenberg, Mavis Tsai, entre muitos outros. Autora do livro “Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso”, com prefácio de Steven C. Hayes e Jacqueline Pistorello, coautora do livro “Terapias Comportamentais de Terceira Geração” e “O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo Comportamentais”. Foi cofundadora do curso de ACT no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em que coordena e leciona desde 2011. Foi a primeira presidente e cofundadora da Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual – ACBS Brasil, braço da ACBS mundial, e faz parte da diretoria fundadora da Fundação da ACBS mundial (ACBS Foundation).

 

Mônica Valentim (CRP 06/56885)

Psicóloga (UNESP - Bauru/96), mestre em Psicologia Experimental (USP - 2001) e doutora pela faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP - 2006). Possui 19 anos de experiência no ensino de análise do comportamento e supervisão clínica analítico-comportamental, em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes estados do país, incluindo UNESP, Universidade do Sagrado Coração, Laureate/IBMR, Centro Paradigma, INTCC e IPOG. Participa continuamente de treinamentos em terapias comportamentais contextuais (especialmente em Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT e Psicoterapia Analítica Funcional - FAP) e em Teoria das Molduras Relacionais (RFT) com os desenvolvedores dos modelos. Ex-presidente da Association for Contextual Behavioral Science - Brazil Chapter (2018) e membro consultivo da atual gestão da ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2018-2019).

 

Manuela O'Connell

Psicóloga Clínica Especializada em  ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e Mindfulness. Peer review ACT trainer . Membro da ACBS (Association for Contextual Behavioral Science) e do comitê de conferências estratégico. Congratulada no ano de 2020 como ACBS Fellow.  Professora convidada em diferentes universidades da Argentina. Diretora de Pós-Graduação da Universidade de Favaloro em terapias de terceira geração. Psicoterapeuta individual, de casais e de grupo em consultório particular com vasta experiência clínica. Supervisora e coordenadora de cursos de formação para profissionais na integração de ACT e Mindfulness. Autora de artigos científicos na área clínica da psicoterapia, autora do livro “Uma vida Valiosa: os processos da terapia de aceitação e compromisso” e co-autora do livro "The Heart of ACT".

CALENDÁRIO

Data/Horário:

As quartas feiras das 19h às 22h.

Início: 19 de agosto de 2020 **

Encerramento: 2 de dezembro de 2020

Datas

19 de agosto

26 de agosto

09 de setembro

16 de setembro

23 de setembro

30 de setembro

07 de outubro

14 de outubro

21 de outubro

28 de outubro

04 de novembro

11 de novembro

18 de novembro

25 de novembro

02 de dezembro 

INVESTIMENTO

5 parcelas de R$ 510,00 (Ago-Dez)

Os boletos das mensalidades serão encaminhados por email

O link para liberação do acesso às aulas será encaminhado por e-mail nos dias das aulas

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da primeira parcela.