Laboratório de Estudos de Processo-Resultado em Terapia Analítico-Comportamental

O objetivo deste grupo de pesquisa é obter evidências empíricas sobre os processos de mudança que ocorrem na terapia analítico-comportamental (TAC). - investigar os processos envolvidos e a efetividade das terapias analítico-comportamentais, por meio de estudos de processo-resultado, estudos experimentais com delineamentos de caso único e séries de casos (time-series research);- desenvolver e validar instrumentos de avaliação e de observação de comportamentos no contexto clínico;- verificar a correspondência de medidas de autorrelato com outras medidas de desempenho;- desenvolver estudos de modelos experimentais (com humanos) que contribuam para a elucidação de mecanismos envolvidos nos principais transtornos e problemas do comportamento humano;

 

EQUIPE
 
COORDENAÇÃO

Denis Roberto Zamignani 

MEMBROS

Aline David de Oliveira - bolsista do Curso de Qualificação em Clínica Analítico-Comportamental

Ana Carmen de Freitas Oliveira - doutora

Anna Carolina Ramos - pós doc

Ananda Pantet - especialista

Bernardo Dutra Rodrigues - mestre

Denise Oliveira Villas Boas - doutora

Emerson Simões Filho - mestre

Lucas Murta de Andrade - especialista

Natasha Hayamizu 

Raquel Arena - mestranda

Roberta Bianca de Almeida - mestranda

Roberta Kovac - doutora

Roberto Alves Banaco - doutor

Walquíria Morais

COLABORADORES EXTERNOS

Arturo Clavijo-Alvarez

Oscar Alejandro Córdoba

Priscila Carvalho Kanamota - 

EGRESSOS

Camila Ferreira Lima

Cláudio Sarilho - especialista

Dante Marino Malavazzi

Giovana Del Prette

Kathleen Monteiro - especialista

Marina Mazer - mestre

Marina R. Dantas Pedro - mestranda

Murilo Buso - especialista

Pedro Fonseca Zuccolo

Tatiana Araujo Almeida

Tiago Vinícius Monteleone - Mestre

Victor Mangabeira

 

PROJETOS EM ANDAMENTO
Manejo de intervenções reflexivas no processo terapêutico analítico-comportamental 

Projeto de mestrado da aluna Roberta Bianca de Almeida no Programa de Mestrado Profissional Em Análise do Comportamento Aplicada. Paradigma, SP.


Resumo: Dentro do campo da Análise do Comportamento, o psicólogo tem possibilidade de realizar intervenções clínicas de diversos estilos. Dentre outros, podem ser intervenções diretivas (prescritivas) ou não-diretivas (reflexivas). Observa-se a prevalência histórica do uso do modelo diretivo pelos analistas do comportamento, porém alguns autores têm proposto, recentemente, o uso de estratégias reflexivas. Embora vantagens teóricas tenham sido apontadas sobre um ou outro estilo de intervenção, há pouca evidência sobre resultados positivos ou negativos de intervenções reflexivas. O presente estudo tem como objetivo a caracterização e avaliação dos resultados de intervenções reflexivas . Para tanto, será conduzido um estudo experimental com delineamento de Reversão visando analisar o efeito da introdução e retirada de estratégias terapêuticas reflexivas especialmente verbalizações da categoria Solicitação de Reflexão e Interpretação, sendo esta categorias estabelecidas pelo Sistema Multidimensional de Categorização do Comportamento na Interação Terapêutica, de Zamignani, 2007.

Manejo e avaliação de intervenções reflexivas e prescritivas no processo terapêutico analítico-comportamental

Estudo em andamento: desenvolvimento de uma escala de avaliação do Estabelecimento de Relações do Cliente no processo terapêutico; 

O presente estudo tem como objetivo a caracterização e avaliação dos resultados de intervenções reflexivas e prescritivas/diretivas, além de contribuir para o aprimoramento de um instrumento de avaliação das análises elaboradas pelo cliente na sessão terapêutica. Para tanto, o estudo consistirá em três etapas de investigação. A primeira delas consiste no aperfeiçoamento dos Qualificadores das Relações Estabelecidas pelo Cliente, desenvolvidos por Rodrigues e col. em 2013. A segunda etapa consiste em um estudo de processo-resultado baseado em procedimentos de cunho reflexivo, semelhante ao conduzido por Rodrigues e col. em 2013, com aprimoramento da avaliação dos resultados da intervenção, de modo a contribuir para a integração entre a análise de processo e resultado da intervenção analítico-comportamental. Por último, será conduzido um estudo experimental com delineamento de Linha de Base Múltipla visando analisar o efeito da remoção e adição de estratégias terapêuticas prescritivas - especialmente verbalizações da categoria Recomendação do Sistema Multidimensional de Categorização do Comportamento na Interação Terapêutica, de Zamignani, 2007 - e reflexivas - especialmente verbalizações da categoria Solicitação de Reflexão.

PROJETOS CONCLUÍDOS (últimos 3 anos)
Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental

Na literatura de pesquisa clínica, há debate a respeito do estilo de intervenção terapêutica e de seus efeitos na promoção da mudança. Entre os estilos possíveis, encontram-se as intervenções prescritivas e as re!exivas. Pesquisadores de diferentes abordagens psicológicas apresentam evidências de que a diretividade do terapeuta é uma determinante da resistência do cliente, o que leva à defesa de intervenções de
cunho mais re!exivo. No campo da terapia analítico-comportamental, tal discussão é de grande importância, uma vez que a área tem adotado prioritariamente estratégias de cunho diretivo e, apenas nas últimas décadas, alguns autores têm proposto estratégias re!exivas dentro da abordagem. Este trabalho teve o objetivo de investigar alguns processos envolvidos na mudança do controle por estímulos sobre o comportamento do cliente no decorrer da terapia analítico-comportamental e seus possíveis efeitos sobre a interação terapêutica. Para tanto, foram desenvolvidos (a) um estudo exploratório sobre as interações terapêuticas de caráter re!exivo e (b) uma análise de possíveis efeitos de tais interações sobre a aliança terapêutica. Para este trabalho, uma terapeuta atendeu uma cliente por 20 sessões que foram filmadas. Aplicaram-se duas subescalas do Questionário de Avaliação de Sessões de Stiles. Depois, três sessões (segunda, décima e décima oitava) foram categorizadas de acordo com o Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica
(SiMCCIT). Essas sessões foram escolhidas para caracterizar três momentos distintos do atendimento. Por "m, atribuíram-se quali"cadores (Qualis1, Qualis2 e Qualis3) para as relações estabelecidas pela cliente nessas sessões. Os dados demonstraram que os episódios de estabelecimento de relações do cliente seguiram com maior frequência e com maior qualidade episódios re!exivos do terapeuta. Outras  pesquisas ainda precisam ser feitas para examinar, de forma mais detalhada, as intervenções re!exivas, mas esses dados preliminares apontam a importância deste tipo de intervenção na produção de relações de melhor qualidade do cliente.

PUBLICAÇÕES


ZAMIGNANI, D. R.; BANACO, R. A.  (2017). Relação Terapêutica no Contexto da Clínica: Enfoque Analítico-Comportamental. PROPSICO - Programa de Atualização em Psicologia Clínica. Secad / Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), São Paulo. (Ciclo 1, Vol 1, pp. 67-100). 

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1. ed. São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014. v. 2. 312p .

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . A pesquisa de processo em psicoterapia: o desenvolvimento do SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 1. 1. ed. São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014. v. 2. 312p .

ZAMIGNANI, D. R.; BANACO, Roberto Alves ; WANG, M. L. . Considerações sobre a fundação da Análise do comportamento no Brasil: Passado, presente e futuro. In: Oswaldo M. Rodrigues Júnior. (Org.). Historias das psicologias comportamentais no brasil. 1ed.São Paulo: ALAMOC, 2016, v. 1, p. 43-63.

ZAMIGNANI, D. R.; VERMES, Joana Singer ; Meyer, S. B. ; BANACO, Roberto Alves . Terapia Analítico-Comportamental. In: Oswaldo M. Rodrigues Jr.. (Org.). Práticas das psicologias comportamentais no Brasil. 1ed.São Paulo: ALAMOC, 2016, v. 1, p. 51-69.

BANACO, Roberto Alves ; ZAMIGNANI, D. R. ; Costa, C. E. ; DANTAS, M. R. . Modelos Experimentais da Depressão. In: Ana Carolina de Carvalho Pacheco Bittencourt; Esequias Caetano de Almeida Neto; Maria Ester Rodrigues; Natalie Brito Araripe. (Org.). Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico-Comportamental. 1ed.Curitiba-PR: Juruá, 2014, v. 1, p. 29-48.

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . Apresentação. In: Denis Roberto Zamignani e Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 2, p. 7-10.

MELO, E. M. O. ; Aureliano, L. G. ; ZAMIGNANI, D. R. . Classificação dos comportamentos verbais vocais do terapeuta de casal a partir do SiMCCIT: uma aplicação possível?. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 59-74.

RODRIGUES, B. D. ; LIMA, C. F. ; ZAMIGNANI, D. R. ; MALAVAZZI, D. M. ; SIMOES FILHO, E. ; Del Prette, G. ; MAZER, M. ; ZUCCOLO, P. F. ; BANACO, Roberto Alves ; Almeida, T. A. C. ; SANTOS, V. M. C. . Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 125-168.

 

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . Avaliação sistemática da literatura sobre categorização de comportamentos. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT - Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 19-44.

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . Desenvolvimento e avaliação de concordância do SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 45-60.

ZAMIGNANI, D. R.. Um exercício de descrição do processo terapêutico analítico-comportamental com base nas categorias de comportamento do SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignan; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 61-82.

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . Aplicação do SiMCCIT em um conjunto de sessões de terapia analítico-comportamental. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 83-108.

ZAMIGNANI, D. R.; BANACO, Roberto Alves ; Meyer, S. B. . Possibilidades de sistematização dos dados. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 109-125.

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . Manual revisado para categorização do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos da Interação Terapêutica ? SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 163-291.

ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. . Apresentação do treino sistemático. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 293-298.

Please reload