ATENÇÃO: Valores diferenciados para alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado, especialização, qualificação, formação, aprimoramento. Fale com nossa secretaria antes de se inscrever. 

Curso online

Comportamento Verbal e TEA: protocolos de ensino baseados em Greer e Ross (2008) 

 
INFORMAÇÕES

 

Data/horário

Dia 03/07 – Sexta-feira – das 19 às 21h

Dia 04/07 – Sábado – das 09 às 11h

Dia 10/07 – Sexta-feira – das 19 às 21h

Dia 11/07 – Sábado – das 09 às 11h

Dia 17/07 – Sexta-feira – das 19 às 21h

Dia 18/07 – Sábado – das 09 às 11h

 

Carga horária:   12 horas

 

Publico Alvo:

Estudantes e profissionais de saúde e educação.

 

Nível do curso – Intermediário

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ementa do curso e principais temas abordados

Greer e Ross (2008) são os autores do livro “Verbal Behavior Analysis: Inducing and Expanding New Verbal Capabilities in Children with Language Delays” que é baseado no comportamento verbal de Skinner (1957) e nas pesquisas realizadas nas CABAS ® Schools. Nesse livro, revisam mais de vinte anos de pesquisas que aplicaram os princípios comportamentais ao ensino de habilidades de comunicação bem como propõem uma organização das capacidades verbais a partir das habilidades mínimas necessárias até as habilidades mais complexas. Além disso para cada uma dessas capacidades verbais são propostos protocolos de ensino que em conjunto e cumulativamente são referência para a prática baseada em evidência. Esse curso tem como objetivo apresentar a proposta de Greer e Ross (2008) dos procedimentos de ensino focados em comportamento verbal.

 

Conteúdo programático:

-           Apresentação da metodologia baseada em evidência para elaboração de protocolos de ensino baseados em comportamento verbal;

-           Apresentação da proposta de coleta de dados e avaliação dos aplicadores;

-           Exposição de fluxogramas de tomadas de decisão quando da ausência de determinadas capacidades verbais;

-           Definição e caracterização de unidades de aprendizagem;

-           Caracterização dos estágios de desenvolvimento verbal;

-           Descrição dos protocolos de ensino para as capacidades pertinentes aos diferentes estágios do desenvolvimento verbal.

"

Bibliografia

 

"Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied behavior analysis. Uppes Saddle River, NJ: Pearson.

Greer, R. D. (2002). Designing teaching strategies: An applied behavior analysis systems

 approach. San Diego, CA: Academic Press.

Greer, R.D.; Ross, D.E. (2008). Verbal Behavior Analysis: Inducing and expanding new verbal capabilities in children with language delays. Boston, MA: Pearson Education, Inc.

Skinner, B. F. (1957). Verbal Behavior. New York, NY: Appleton Century Croft.

Spera, L., Balawejder, T., & Cautilli, J. D. (2008). Greer &. Ross (2007) Verbal Behavior Analysis: Inducing and expanding new verbal capabilities in children with language delays. Journal of Speech and Language Pathology - Applied Behavior Analysis , 3 (1), 136-139."

CORPO DOCENTE

Anna Beatriz Queiroz (CRP 06/93698)

 

Doutorado e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015 e 2007), Especialização em Análise do Comportamento e a Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Paranaense (2005) e Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Formação em: Desenvolvimento de Games para Ead (2017) e Gestão de Equipes e Projetos de E-Learning (2016), pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, bem como Teoria e Prática do Design Instrucional, pela Livre Docência Tecnologia Educacional (2015). Docente do curso de pós-graduação: Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Desenvolvimento Atípico pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem mais de 15 anos de experiência na área de Psicologia (com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada e Análise Experimental do Comportamento) e também tem experiência em Design Instrucional, Gestão de Projetos e Educação à Distância. Atuação principal: análise do comportamento aplicada ao autismo, acompanhamento terapêutico, psicoterapia comportamental, estudo de grupos, desenvolvimento de currículo, gestão do conhecimento, gestão de projetos bem como design de currículos e cursos.

 

Ariela Oliveira Holanda (CRP 08/27420)

Doutora e Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Desenvolvimento Atípico pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

 
CALENDÁRIO

Data/horário

Dia 03/07 – Sexta-feira – das 19 às 21h

Dia 04/07 – Sábado – das 09 às 11h

Dia 10/07 – Sexta-feira – das 19 às 21h

Dia 11/07 – Sábado – das 09 às 11h

Dia 17/07 – Sexta-feira – das 19 às 21h

Dia 18/07 – Sábado – das 09 às 11h

INVESTIMENTO

R$ 300,00 em duas parcelas de R$ 150,00 cada em maio e junho

O boleto da mensalidade futura será encaminhado por email no início do mês de vencimento

O link para liberação do acesso será enviado por email nas datas dos eventos

 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.