ATENÇÃO: Valores diferenciados para alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado, especialização, qualificação, formação, aprimoramento. Fale com nossa secretaria antes de se inscrever. 

Curso online

Economia Comportamental para não economistas

 
INFORMAÇÕES

 

Carga horária:   6 horas

Publico Alvo:

Psicólogos, profissionais de recursos humanos, administradores, publicitários e demais interessados em entender como melhorar escolhas próprias e de terceiros.

 

Nível do curso – Intermediário

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O nome Economia Comportamental, apesar de correto, afugenta a muitos profissionais que não atuam em áreas financeiras. O que é uma pena, pois ao trazer elementos de Psicologia para estudar não só as bolsas de valores, mas a tomada de decisão em geral, esta nova disciplina vem contribuindo muito para o entendimento do comportamento.
Este curso tem como objetivo explorar os principais conceitos da Economia Comportamental à luz da Análise do Comportamento e trazer exemplos práticos para utilizar em campos tão diversos quanto gestão de pessoas, clínica terapêutica, comunicação, docência e claro, para auxiliar a todos a tomarem melhores decisões em suas vidas.
Principais temas abordados:
  Principais conceitos de Economia Comportamental, como Heurísticas e Vieses, Nudge, Sistema 1 e 2 (Rápido e devagar), nos quais, fica evidente o controle do ambiente em julgamentos e decisões ao contrário da concepção de escolhas pela maximização de satisfação ou "racionalidade", proposta pela Economia Clássica.
  Conceitos da Análise do Comportamento que dialogam com os da Economia comportamental, como Comportamento de escolha, Controle de Estímulos, Generalização e Formação de classe de estímulos, Autocontrole, Percepção e Interação respondente e operante na emoção.
  Tecnologias para melhorar a vida profissional e pessoal, como Análise PIC/NIC em Performance Management e cases de Arquitetura de escolhas em organizações e políticas públicas.
 

"Bibliografia

 

Alhadeff, D. A. (1982). Microeconomics and human behavior. London: University of California Press.
Ariely, D. (2008). Previsivelmente Irracional, São Paulo: Ed. Campus
Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognição (4. ed.). (D. G. Souza, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Damásio, A. (1994). O erro de Descartes. São Paulo: Companhia da Letras.
de Rose, J. (1982). Consciência e propósito no behaviorismo radical. In B. Prado Junior (Org.), Filosofia e comportamento (pp. 67-91). São Paulo: Brasiliense.
Hunziker, A. C. (2011). Conciliando economia e análise do comportamento. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 7, 29–44.
Kahneman, D. (2010). Rápido e devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva.
Luppe, M., & de Angelo, C. (2010). As decisões de consumo e a heurística da ancoragem: Uma análise da racionalidade no processo de escolha. Revista de Administração Mackenzie, 11(6), 81–106.
Northcraft, G., & Neale, M. A. (1987). Experts, amateurs, and real estate: An anchoring-and-adjustment perspective on property pricing decisions. Organization Behavior and Human Decision Processes, 39, 86–97.
Sbicca, A. (2014). Heurísticas no estudo das decisões econômicas: Contribuições de Herbert Simon, Daniel Kahneman e Amos Tversky. Estud. Econ., 44(3), 579–603.
Sério, T. A., Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2010). Controle de estímulos e comportamento operante: Uma (nova) introdução (3. ed. rev.). São Paulo: Educ.
Skinner, B. F. (1969). Contingencies of reinforcement: A theoretical analysis. New York, N.Y.: Aplleton-Century-Crosfts.
Skinner, B. F. (2002). Sobre o behaviorismo (7. ed.) (M. P. Villalobos, Trad.). São Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1974)
Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano (11. ed.) (J. C. Todorov, & R. Azzi, Trads). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1953)
Thaler, R. & Sunstein, C. (2019), Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. São Paulo: Ed. Objetiva
Tversky, A., & Kahneman, D. (1974). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, New Series, 185(4157), 1124–1131.

 

CORPO DOCENTE

 

Vanessa Sanches Neves
Mestra em Psicologia Experimental pela PUC-SP, com pesquisa experimental em Economia Comportamental. Especialização em OBM pelo Centro Paradigma. Pós-graduação em Marketing pela ESPM. Graduação em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP. Carreira de mais de 17 anos em áreas de Marketing de empresas como Vivo, BASF e Sky.

CALENDÁRIO

Data/Horário:

23/11 – AULA INAUGURAL GRATUITA – Das 19 às 21h

E

25/11 – Das 18:00 às 22h

INVESTIMENTO

R$ 100,00 (cem reais)

O link para liberação do acesso será encaminhado por email na data do evento

A gravação da aula estará disponível pelo período de 15 dias em nosso site

 

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.