ATENÇÃO: Valores diferenciados para alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado, especialização, qualificação, formação, aprimoramento. Fale com nossa secretaria antes de se inscrever. 

Curso online

Inovação: uma ponte entre a Análise do Comportamento e o Design Thinking

 
INFORMAÇÕES

 

Carga horária:   4 horas

Publico Alvo:

Profissionais de recursos humanos, psicólogos, líderes em empresas e profissionais em áreas diversas com interesse em inovação..

 

Nível do curso – Introdutório

Realizador: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia da Análise do Comportamento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Inovação é um dos temas mais importantes e comentados no mundo da 4ª Revolução Industrial. Os profissionais de Recursos Humanos, líderes de áreas diversas, Psicólogos e todos os profissionais mais envolvidos com comportamento procuram informações para se capacitarem a auxiliar seus clientes, colaboradores e para melhorarem seus próprios desempenhos profissionais e suas relações interpessoais. 

Muitas vezes, se deparam com conteúdos que mostram a importância do tema, no entanto, nem sempre encontram técnicas para aplicarem no dia a dia. 

Este curso tem como objetivo trazer os postulados conceituais e tecnologias da Análise do Comportamento que favorecem o comportamento novo de forma prática. 

Para alcançar esse objetivo, será feita a ponte 

entre a Análise do Comportamento e o Design Thinking, uma das teorias mais populares para inovação, recorrendo a seus principais pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação. 

 

Além disso, com o objetivo de dar exemplos de como favorecer o comportamento novo, faremos um “estudo de caso” de ninguém menos que o genial e multifacetado Leonardo da Vinci.

Bibliografia

 

"Bandini,C.S.&DeRose,J.C.C.(2006).Aabordagembehavioristadocomportamentonovo.SantoAndré,SP:ESETec.


BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


DeRose,J.C.(1993).Classesdeestímulos:implicaçõesparaumaanálisecomportamentaldacognição.Psicologia:teoriaepesquisa9(2),283-303
Isaacson, W (2017). Leonardo da Vinci. Ed. Intrínseca


Shahan,T.A.&Chase,P.N.(2002).Novelty,stimuluscontrol,andoperantvariability.TheBehaviorAnalyst,25(2),175-190.


Skinner, B. F. (1981). Ciênciae comportamentohumano.”, EditoraMartins Fontes Ltda,. (Publicaçãooriginal: 1953).


Skinner,B.F. (1987). Selectionbyconsequences. Em B.F. Skinner, Uponfurtherreflection.EnglewoodClifs, N.J: Prentice Hall. (Publicação original, 1981)

 

CORPO DOCENTE

 

Vanessa Sanches Neves - Mestra em Psicologia Experimental pela PUC-SP, com pesquisa experimental em Economia Comportamental. Especialização em OBM pelo Centro Paradigma. Pós-graduação em Marketing pela ESPM. Graduação em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP. Carreira de mais de 17 anos em áreas de Marketing de empresas como Vivo, BASF e Sky.

CALENDÁRIO

Data/Horário:

09/11 – 19:00- 20:00 -INAUGURAL GRATUITA

16/11 – 19:00-22:00

INVESTIMENTO

R$ 75,00

O link para liberação do acesso será encaminhado por email na data do evento

A gravação do curso ficará disponível em nossa plataforma por 15 dias após o término do curso.

 
 
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.