ATENÇÃO: Valores diferenciados para alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado, especialização, qualificação, formação, aprimoramento. Fale com nossa secretaria antes de se inscrever. 

QUALIFICAÇÃO AVANÇADA EM CLÍNICA ANALÍTICO COMPORTAMENTAL

 
 
 
INFORMAÇÕES

Modalidade: Presencial e Online

Duração 

2 Anos (quatro semestres)

 

Datas/horários: Aulas aos finais de semana (ver cronograma abaixo)        


Horários de Supervisão Clínica    

Módulo Básico

Quintas-feiras, das 19:00 às 22:00

Sextas-feiras, das 14:00 às17:00

 

 

Módulo Avançado

Segundas-Feira, das 19:00 às 22:00

Quartas- Feira, das 13:30 às 16:30 ou das 19:00 às 22:00

Quintas- Feira, das 19:00 às 22:00

Sextas-Feira, das 13:00 às 16:00 ou das 15:00 às 18:00

Público

Psicólogos e médicos com residência em psiquiatria 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecimento público quanto ao Credenciamento dos cursos de Especialização do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento pelo Conselho Federal de Psicologia.

O Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento oferece, desde o ano de 2005, cursos de especialização nos moldes das exigências do Conselho Federal de Psicologia para o credenciamento de cursos de especialização. Nesses moldes, o Paradigma ofereceu os cursos de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental, em Análise do Comportamento Aplicada ao Desenvolvimento Atípico e em Psicologia do Esporte.

Entretanto, no mês de julho de 2014, devido a uma determinação do Ministério Público, foi suspenso em todo o país o credenciamento de cursos pelos Conselhos Profissionais. O MEC propôs um novo marco regulatório, que prevê diversas mudanças nos cursos de especialização e deverá ser implementado no início de 2015.

Entre outras mudanças, o Marco Regulatório prevê que a especialização poderá ser oferecida por instituições de ensino superior ou que oferecem cursos de mestrados stricto sensu, instituições de pesquisa científica e escolas de governo, desde que na mesma área em que as instituições atuam.

Para a regularização dos cursos do Paradigma perante o MEC, é necessário que o Marco Regulatório seja publicado em definitivo e que sejam disponibilizados os formulários para o cadastramento dos cursos. Além disso, o Conselho Federal de Psicologia está agindo em conjunto com as instituições de psicologia em busca de uma solução que contemple as características dos cursos de especialização da área que são oferecidos por instituições não universitárias.

Enquanto isso não ocorre, os cursos do Paradigma que antes eram oferecidos como Especialização serão denominados Cursos de Qualificação Avançada, sem nenhum prejuízo na carga horária, grade curricular, metodologia de ensino ou no corpo docente. O Paradigma Centro de Análise do Comportamento garante a mesma qualidade de sempre e compromete-se a regularizar a condição dos cursos o mais breve possível, assim que a situação se normalizar. 

Comunicado sobre o segundo semestre da Qualificação Avançada em Clínica Analítico Comportamental (2021.1)

Queridos alunos e professores da Qualificação Avançada em Clínica Analítico Comportamental,

Em virtude da manutenção da situação pandêmica em que vivemos, a diretoria do Paradigma tem adotado desde março de 2020 medidas preventivas imediatas não somente para desacelerar a propagação do vírus (com a flexibilização para aulas online), como também para reduzir os impactos negativos na aprendizagem dos novos terapeutas e nos serviços assistenciais por eles realizados.

Com 2021 se aproximando, a diretoria, em conjunto com a coordenação da Qualificação Avançada e com a Coordenação da Clínica Escola, vem estudando os desafios pedagógicos inerentes à continuidade (e recebimento de novos alunos) do curso.

Gostaríamos de reafirmar nosso compromisso concomitante com a qualidade do ensino e com as medidas sanitárias exigidas pela OMS, reiterando as medidas já adotadas para o segundo semestre de 2020. Dessa forma, as aulas serão retomadas em janeiro de 2021 mantendo as seguintes medidas:


1) Quanto à modalidade (presencial ou virtual): as aulas iniciarão na modalidade virtual, e poderão se tornar também presenciais caso seja considerado seguro para a saúde de todos. No entanto, os alunos poderão optar por permanecer assistindo às aulas online até o findar do semestre (assim como professores que se enquadrem ou sejam cuidadores responsáveis por entes de população de risco para o COVID-19). É possível, portanto, que as aulas da qualificação assumam um formato híbrido (presencial e virtual) a partir de algum momento. O formato on line poderá também ser adotado pelo aluno até o final do curso, se lhe for conveniente. Se for o caso, tomaremos todos os cuidados necessários para que alunos de ambas as modalidades tenham preservados seus acessos ao conteúdo, material e troca de idéias com o professor, através da instalação de tecnologias adequadas e inserção de monitores técnicos e auxiliares de ensino em cada sala de aula. 

2) Quanto à periodicidade das aulas (quinzenais, semanais, matutinas e vespertinas): com o objetivo de reduzir o tempo continuado de exposição à tela do computador, as aulas de sábado serão desmembradas sempre que possível para que ocorram somente pela manhã (ver cronograma abaixo). Somente em três fins de semana (em função de congressos relevantes da área e do evento de monografia) as aulas se estenderão pela tarde.

Nos mantemos na esperança de que estejam todos bem, cuidando de si e de seus entes queridos. Estamos por aqui, à disposição de qualquer tirada de dúvidas, e com a certeza de que passaremos por esse momento delicado da melhor maneira possível.

Atenciosamente,

Dra. Liane Dahás – Coordenadora da Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental
Dra. Roberta Kovac – Vice Coordenadora da Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental e membra da Diretoria do Paradigma
Dra. Adriana Rossi – Coordenadora Geral da Clínica Escola

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Curso visa proporcionar um conhecimento aprofundado da filosofia, teoria e técnicas da análise do comportamento aplicadas à clínica. É composto por um corpo docente de altíssimo nível, representado por professores, supervisores e orientadores formados em cursos de doutorado e mestrado stricto sensu, com expressiva produção científica na área.

Possui uma grade de disciplinas coesa e concisa que apresenta de forma gradual os conteúdos programados e desenvolve as habilidades necessárias para uma prática clínica sólida e consistente. São propostas atividades supervisionadas de atendimento clínico com o objetivo de colocar em prática direta os conteúdos das disciplinas teóricas estudadas e propiciar reflexões e questionamentos a serem tratados em sala de aula. Nesse sentido, o programa do curso prevê uma formação na qual a ampla participação do aluno e uma programação que equilibra teoria e prática são a tônica principal.

Para alunos que ainda não atuam profissionalmente, será oferecida a oportunidade de atendimento. Aqueles que já atuam na clínica encontram no curso a oportunidade de receber supervisão a partir do relato de um dos casos atendidos em seu próprio consultório.

O programa, organizado em quatro módulos semestrais, compreende 12 disciplinas que aprofundam o conhecimento filosófico, conceitual, metodológico e tecnológico da aplicação da análise do comportamento ao contexto clínico, além da supervisão clínica e da orientação de monografia. O Curso de Qualificação em Clínica Analítico-comportamental é composto de um total de 520 horas, distribuídas em: 


    I - Uma atividade de atendimento clínico supervisionado cuja carga horária total é de 180 horas, assim compostas: 120 horas de supervisão (30 horas por módulo); e 60 horas de atendimento clínico sem a presença do supervisor (15 horas por módulo)

    II - Elaboração de uma monografia que será orientada por um dos professores do curso; 


    III – Quatro módulos teóricos e atividades de pesquisa, compostos por doze disciplinas, que perfazem um total de 340 horas, distribuídas conforme segue:

·        

  • Conceitos Básicos da Análise do Comportamento (40 horas) 

  • Pressupostos Filosóficos e a História da Prática do Analista do Comportamento (20 horas)

  • Oficina de Análise de Contingências: da Entrevista à Formulação de Caso Clínico (40 horas) 

  • Comportamento Verbal (40 horas)

  • Determinantes Sociais do Sofrimento Psicológico (20 horas)

  • Modelos Comportamentais de Intervenção Clínica (20 horas)

  • Técnicas de Intervenção Comportamental (40 horas)

  • Análise Biocomportamental dos Transtornos Psiquiátricos (40 horas)

  • Questões Práticas da Psicologia Clínica (20 horas)

  • Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia I (20 horas) 

  • Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia II (20 horas) 

  • Metodologia de Pesquisa e Orientação de Monografia III (20 horas)

- A literatura do curso contém diversos textos em inglês. É essencial que o aluno possua habilidades de leitura de textos em inglês de nível intermediário.

- As exigências do curso demandarão do aluno horas de dedicação e estudo para além da carga horária de aulas teóricas, atendimento e supervisão.

CORPO DOCENTE

Coordenação do Curso

     - Dra. Liane Dahas CRP 06/115971

     - Dra. Roberta Kovac – CRP 52287

 

Coordenação da Clínica Escola​

 

      - Dra. Dra. Adriana Rossi - CRP 06/103610

 

 

Psicólogos    

  • Dra. Ana Carmem Oliveira– CRP 06/72530

  • Me. Bernardo Rodrigues - CRP 06/106121

  • Dra. Cassia Roberta da Cunha Thomaz - CRP 06/54721

  • Me. Cainã Teixeira Gomes - CRP 06/130421

  • Dr. Denigés Maurel Regis Neto - CRP 06/84207 

  • Dr. Enzo Banti BIssoli - CRP 06/102926

  • Dra. Ila Porto Linares - CRP 06/101492

  • Dr. Jan Luiz Leonardi - CRP 06/97994 

  • Me. Joana Singer Vermes – CRP 06/62670 

  • Dra. Liane Dahas - CRP 06/115971

  • Dra. Roberta Kovac – CRP 06/ 52287 

  • Dr. Roberto Alves Banaco – CRP 06/14985-1

  • Dr. Victor Mangabeira - CRP 06/94941

  • Dr. William Perez – CRP 06/1116

  • Dr. Felipe Corchs - Psiquiatra

 

Psiquiatra:

  • Dr. Felipe Corchs - Psiquiatra

 

Administrador:

  • Dr. Candido Pessoa

 

 

Supervisores 

 

  •           Dra. Ana Carmem Oliveira– CRP 06/72530

  •           Me. Ana Carolina Ceneviva Macchione - CRP 06/98461

  •           Me. Bernardo Rodrigues - CRP 06/106121

  •           Me. Cainã Teixeira Gomes - CRP 06/130421

  •           Dra. Caroline da Cruz Pavan Cândido - CRP 06/82944

  •           Dr.. Enzo Banti BIssoli - CRP 06/102926

  •           Dra. Ila Porto Linares - CRP 06/101492

  •           Dra. Joana Singer Vermes – CRP 06/62670 

  •           Dra. Fernanda Calixto - CRP 06/137658

  •           Me. Gabriela Alves Rodrigues dos Santos - CRP 06/120439

  •           Dra. Liane Dahás - CRP 06/115971

  •           Me. Marília Barban – CRP 06/121804

  •           Me. Paula Grandi - CRP: 06/112984

  •           Dra. Roberta Kovac - CRP 06/52287 

  •          Dr. Victor Mangabeira - CRP 06/94941

CALENDÁRIO

 

Início:

29 de janeiro de 2021

 

Calendário Módulo Básico – Primeiro semestre de 2021
 

Aulas Teóricas

Janeiro

29, sexta feira, das 18 às 22 horas

30, sábado, das 08:30 às 12:45 e das 14:15 às 18:30

 

Fevereiro

05, sexta feira, das 20 às 22 horas

06, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

19, sexta feira, das 20 às 22 horas

20, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

26, sexta feira, das 20 às 22 horas

27, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Março

06, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

12, sexta feira, das 20 às 22 horas

13, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

20, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

26, sexta feira, das 20 às 22 horas

27, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Abril

10, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

16, sexta feira, das 20 às 22 horas

17, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

24, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Maio

07, sexta feira, das 20 às 22 horas

08, sábado, das 08:30 às 12:45 horas e das 14:15 às 18:30

21, sexta feira, das 20 às 22 horas

22, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

29, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Junho

11, sexta feira, das 20 às 22 horas

12, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

19, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Julho

02, sexta feira, das 20 às 22 horas

03, sábado, das 08:30 às 12:45 horas e das 14:15 às 18:30

 

Supervisões

Supervisões de quinta feira

Fevereiro: 04 e 25

Março: 10 e 24

Abril: 08 e 22

Maio: 06 e 27

Junho: 10

Julho: 01

 

Supervisões de sexta feira

Fevereiro: 05 e 26

Março: 12 e 26

Abril: 09 e 23

Maio: 11 e 28

Junho: 11

Julho: 02

 

 

 

Calendário Módulo Avançado - 1o semestre 2021

Aulas Teóricas

Janeiro

29, sexta feira, das 18 às 22 horas

30, sábado, das 08:30 às 12:45 e das 14:15 às 18:30

 

Fevereiro

06, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

20, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

27, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Março

06, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

13, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

20, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

27, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Abril

10, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

17, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

24, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Maio

08, sábado, das 08:30 às 12:45 horas e das 14:15 às 18:30

22, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

29, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Junho

12, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

19, sábado, das 08:30 às 12:45 horas

 

Julho

03, sábado, das 08:30 às 12:45 horas e das 14:15 às 18:30

 

 

Supervisões:

 

Supervisões de Segunda Feira

Fevereiro: 01 e 22

Março: 10 e 24

Abril: 05 e 26

Maio: 10 e 24

Junho: 07 e 28

 

Supervisões de quarta feira

Fevereiro: 03 e 24

Março: 08 e 22

Abril: 07 e 28

Maio: 12 e 26

Junho: 09 e 30

 

Supervisões de quinta feira

Fevereiro: 04 e 25

Março: 10 e 24

Abril: 08 e 22

Maio: 06 e 27

Junho: 10

Julho: 01

 

Supervisões de sexta feira

Fevereiro: 05 e 26

Março: 12 e 26

Abril: 09 e 23

Maio: 11 e 28

Junho: 11

Julho: 02

 
INVESTIMENTO

Matrícula 

R$ 946,00
+
23 parcelas R$ 946,00 (parcela com desconto para vencimento no dia 15 de cada mês a partir de fevereiro)
ou
23 parcelas R$ 1.182,50 (parcela sem desconto para vencimento no dia 25 de cada mês a partir de fevereiro)

  
 
 
IMPORTANTE – A confirmação da inscrição no curso está condicionada ao pagamento da matrícula.