SIMPÓSIO SOFRIMENTO PSICOLÓGICO NA PANDEMIA

 
INFORMAÇÕES

EVENTO ONLINE GRATUITO - VAGAS ESGOTADAS

Vamos disponibilizar a gravação do evento no nosso canal do YouTube: paradigma conhecimento para a vida

https://youtube.com/channel/UCvPBJkEacZZkzFx9pyW6odQ

Ampliando nosso compromisso de #conhecimentoparavida
#para todos!
Se inscreva no canal e ative para receber a notificação!

Organização: Marina Dantas Pedro (CRP 06/118643)

Mediadora: Fernanda Calixto (CRP 06/135658)

Dia 01/05/2021 - Das 09:00 às 18h

 

Como a Pandemia tem afetado a sua saúde psicológica? 
Neste Simpósio abordaremos alguns aspectos relevantes no âmbito pessoal e profissional que são diretamente afetados pela Pandemia e que acabam produzindo sofrimento psicológico. Para isso, contaremos com profissionais analistas do comportamento que são referência.  


Convidamos a todos que tenham interesse a participar do nosso evento!

Acompanhe a programação abaixo:

Público-alvo: profissionais e comunidade interessada no tema.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumos

 

9h – 10h
PALESTRA: O sofrimento psicológico na Pandemia
           
Ministrado por: Roberta Kovac (CRP 06/522877)

O covid-19 trouxe um cenário de incertezas, inseguranças, impôs limitações e deixou ainda mais expostas algumas fragilidades da nossa sociedade, em particular, as deficiências no tratamento da saúde mental da população. Como podemos analisar o impacto da pandemia na saúde mental em seus múltiplos aspectos e o que podemos fazer para minimizar estes impactos? Qual o papel do psicólogo nesse processo? Como a Análise do Comportamento pode contribuir?


 

10h – 11h
PALESTRA: Dependência Química e Comportamental na Pandemia    
  
Ministrado por: Fernanda Calixto (CRP 06/135658) e Rodrigo Noia Mattos Montan (CRP 06/105648)

O uso abusivo de substâncias psicoativas é um problema de saúde pública que afeta negativamente todas as dimensões da vida de seus usuários. De modo semelhante, as dependências tecnológicas (e.g., jogos online, redes sociais, pornografia, dentre outros) acarretam prejuízos a saúde física e psicológica. Em período de pandemia pesquisas demonstram que tanto o abuso de substâncias psicoativas quanto a dependência em tecnológicas aumentaram substancialmente. Na palestra abordaremos as variáveis que afetam os quadros e os possíveis caminhos terapêuticos para os quadros de compulsão.

 

11h – 12h
DEBATE: Por onde andam os reforçadores de administrar nos tempos da COVID-19?

Ministrados por: Henrique Valle Belo Ribeiro Angelo, Candido Pessôa e Pedro Conte

RESUMO: Mintzberg pesquisou a prática dos administradores e a categorizou no que talvez possamos chamar três amplos grupos de comportamentos. Nomeou o primeiro grupo de papeis interpessoais: representar, liderar e ligar; nomeou o segundo grupo de papeis informacionais: monitorar, disseminar internamente e disseminar externamente; e ao terceiro grupo deu o nome de papeis decisórios: empreender, resolver conflitos, alocar recursos e negociar. Mudanças bruscas no "sistema discriminativo" podem gerar sofrimento e extinções importantes e insuspeitas nos operantes discriminados de qualquer pessoa que emita ou tenha que emitir esses comportamentos. Usando como ponto de partida essas categorias, vamos debater onde estão os (novos?) reforçadores dessas classes de respostas e as (novas?) topografias demandadas?

 

13h30 – 15h
MESA REDONDA: Brincando no isolamento: Convivência, acolhimento e oportunidades de aprendizado

Ministrado por: Caroline da Cruz Pavan Cândido - CRP 06/82944; Marluce Fagundes Carvalho - CRP 06/63160; Andrea Regina Rosin Pinola - CRP 06/75165

RESUMO: De repente, em casa: a família, o trabalho, a incerteza, o medo e tantos desafios que transformam a convivência também no grande desafio da sobrevivência.  Neste cenário, observar os próprios comportamentos e os dos outros, pode ser uma estratégia importante para melhorar as relações, entendendo que todos estão vivendo momentos difíceis e que nunca foi tão importante investir no acolhimento e na validação de sentimentos na hora de agir, para qualificar as relações e construir novos aprendizados sobre nós mesmos e nossa família. 


15 - 16h30     
MESA REDONDA: O desafio das aulas online durante a pandemia
  
Ministrado por: Henrique Valle Belo Ribeiro Angelo (CRP 06/106334) e Tuane de Oliveira Lima (CRP 06/141801)

RESUMO: Estudantes e famílias de estudantes têm enfrentado um desafio com proporções nunca vistas na história da humanidade: assistir a aulas em casa. Enquanto alguns relatam que gostaram desse sistema, a grande maioria tem enfrentado dificuldades relacionadas à manutenção da concentração, ao quanto são capazes de aprender, à entrega das tarefas, além de dificuldades no ambiente familiar. Nessa Mesa Redonda, Henrique Angelo e Tuane Lima discutirão estratégias para melhorar o foco e a aprendizagem nas aulas online, bem como dicas para as famílias lidarem com esse momento tão atípico da história humana. 



 

16h30 - 17h30           
PALESTRA: Produtividade durante a pandemia Palestra        
 
Ministrado por: Henrique Valle Belo Ribeiro Angelo (CRP 06/106334)

RESUMO: A pandemia de COVID-19 mexeu com a rotina de muitas pessoas, poucos são aqueles que não viram seu nível de stress e de produtividade diminuir, seja aqueles que mantiveram suas atividades presenciais ou aqueles que passaram a trabalhar ou estudar em casa. Nessa palestra, Henrique Angelo discutirá algumas das razões para que haja essa diminuição bem como estratégias para lidar com nossa necessidade de produzir em meio a uma situação tão adversa. 

 

INVESTIMENTO

Evento gratuito, para participar clique em "quero me inscrever" 

O link de acesso será encaminhado por email na véspera do evento